São Lucas realiza jantar científico e discute cirurgias em pacientes com trauma

Encontro reuniu especialidades como Gastroenterologia, neurologia, ortopedia entre outras para falar sobre indicações e benefícios da cirurgia minimamente invasiva em trauma 

Na última semana de março, o Grupo São Lucas reuniu médicos dos hospitais São Lucas e Ribeirania para discutir a temática de cirurgia minimamente invasiva em trauma. O encontro, que teve como palestrante o cirurgião geral Dr. Eduardo de Barros Correia (CRM: 119348/RQE: 34778), reuniu neurologistas, ortopedistas, radiologistas, anestesistas e cirurgiões para debater as novidades sobre a abordagem da cirurgia nos casos diante da medicina atual.  

Para Dr. Eduardo, a proposta mostra que a técnica é factível de ser realizada, mas que há necessidade de uma observação mais complexa e de uma experiência de equipes de atendimento adequadas. 

“O paciente precisa ser muito bem selecionado para esse tipo de abordagem. E o princípio básico para essa seleção são os casos de traumatizados hemodinamicamente estáveis, ou seja, aquele paciente que consegue manter a pressão arterial e o pulso sem ajuda farmacológica ou mecânica. A gente tem buscado isso e hoje contamos com profissionais que podem trazer esse procedimento para o nosso núcleo hospitalar”, comenta.  

Entre os benefícios, o principal é a menor resposta endócrino metabólica ao trauma, que pode causar alterações associadas a desfecho negativo em pacientes graves, trazendo melhora significativa para o prognóstico e retorno do paciente para suas atividades com qualidade de vida mais adequada. 

O médico ainda ressalta que encontros como esse fortalecem o tratamento multidisciplinar necessário para o atendimento e acompanhamento dos casos.  

“Para você formar e fomentar um serviço com adequada abordagem cirúrgica de um paciente grave você precisa necessariamente ter uma equipe cirúrgica estruturada e experiente, mas você precisa circular em outras especialidades como o pessoal da radio intervenção, a equipe da neurocirurgia, a equipe da ortopedia, a própria equipe da anestesiologia. Unificar o atendimento traz benefícios somente para o paciente, que é o que buscamos”, conclui.  

Sobre o Grupo São Lucas – O Grupo São Lucas de Ribeirão Preto (SP) é uma marca de tradição, qualidade e confiança em medicina de excelência há mais de 50 anos, com médicos especialistas, atendimento humanizado e estrutura própria com alta tecnologia. É composto pelo Hospital São Lucas, Hospital São Lucas Ribeirania e São Lucas Medicina Diagnóstica. O Grupo, localizado em Ribeirão Preto (SP) é administrado pela Hospital Care, uma holding de serviços de saúde formada por mais de 30 unidades entre hospitais e clínicas, em 7 cidades do país.   

Bruna Martinelli
16 988651664
[email protected]
By Balcão da Notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts